Serviços gratuitos na internet. Será verdade?

Diversas ferramentas são encontradas na internet para o desenvolvimento de sites de maneira gratuita. Inclusive hospedagens são encontradas desta forma. Mas qual é a mágica de se criar um serviço sem fins lucrativos? Se não é a veiculação de propaganda alheia é a COLETA DE DADOS.

Com a internet, acesso a informação se tornou uma coisa quase banal. Qualquer assunto que você pesquise em ferramentas de busca irão voltar milhares de links sobre o assunto. Você deve ter notado como empresas na web tem crescido vertiginosamente com diversos serviços grátis e apenas espaços para publicidade. Para quem não é do ramo de TI a conta parece não bater... Mas na verdade existe um bem sendo vendido por trás de tudo isso: SUAS INFORMAÇÕES!

Com o avanço dos sistemas computacionais é possível processar grandes massas de dados e assim chegar-se a tendências de consumo e expectativas de negócios para um grupo determinado de pessoas. Porém para isso é necessário combustível: DADOS. Então a informação virou a grande fonte de riqueza do século XXI, Alvin Toffler já dizia isso no livro "A Terceira Onda". E a internet é o maior centro de dados no mundo, praticamente são informações em tempo real sobre diversas culturas e pessoas diferentes que podem ser "mineirados" para se chegar as tendências de comportamento que as grandes empresas tanto precisam.

Quando aceitamos os "termos" de uso estamos permitindo o uso de nossas informações de maneira gratuita para que essas empresas possam vendê-las posteriormente a grandes corporações. Algumas empresas inclusive vendem dados pessoais e estão sendo processadas em diversos países por violações de sigilo de dados.

A mesma coisa acontece em diversos sites que oferecem serviços gratuitos de desenvolvimento. Nas entrelinhas dos contratos automatizados, estão clausulas que permitem a extração e venda dos dados dos sites. Informações muito valiosas no mercado e que no final podem ajudar até um concorrente próximo a você.

Portanto antes de contratar serviços gratuitos tenha sempre em mente que existe um preço por trás disso e as vezes esse preço pode ser muito caro para você ou para sua empresa.